Sistema de fotovoltaico para estações de telemetria

 

A Companhia de gerenciamento e recursos hídricos do Ceara – COGERH monitora a qualidade de água de vários reservatórios no estado. Entretanto alguns reservatórios estão situados em locais de difícil acesso e que muitas vezes não possuem recursos como energia elétrica e sistemas de comunicação.

Estes problemas são especialmente presentes no Açude Acarape do meio situado em Redenção – CE. No açude Acarape devido a qualidade de energia presente no local e as devidas quedas da mesma foi observado que as sondas multiparamétricas de qualidade de água apresentavam continuamente defeitos de todo tipo.

Devido ao cenário apresentado a Nova Tecnologia junto a COGERH elaboraram um projeto para que o sistema de medição de qualidade de água do Acarape recebesse os equipamentos necessário para funcionar sem a necessidade de energia e se comunicando com o Centro de controle operacional em Fortaleza-CE.

Materiais e Métodos

Conforme mencionado foi desenvolvido um projeto de telemetria da qualidade de água. A COGERH já contava com uma estação local na qual há muito tempo funcionava como uma estação para controle da vazão do açude , composta por um quadro que continha um controlador lógico programável.

A solução proposta era utilizar um painel solar em conjunto com esta estacão já existente, o sensor de qualidade de água e um radio modem para comunicação. Foi então utilizado os seguintes materiais:

Hardwares

  • Painel solar;
  • CLP Siemens S7-1214 DC\DC\DC;
  • Sonda multiparamétrica de qualidade de água YSI – 6600-V2, e
  • Radio modem Marthe A800.

Softwares

  • Portal TIA V13;
  • Software de configuração Marthe, e
  • Elipse E3,

Solução

Foi implantado um sistema que monitora vários parâmetros de qualidade de água e envia estes parâmetros para um software de supervisão SCADA (Elipse E3).

Dos dados sao medidos pela sonda de qualidade e lidos pelo controlador S7-1214 por meio de um canal serial de leitura (RS-485). Este controlador por sua vez trata os dados brutos vindos da sonda e encapsula em pacote Modbus. O pacote é enviado (também por um canal RS-485) para o radio modem.

O radio modem encapsula o pacote Modbus em ModbusTCP e, por meio de rede de telefonia 3G envia  para um servidor onde os parâmetros de qualidade de água são processados e persistindo em um banco de dados para futura visualização e gerenciamento destes.

Todo este sistema é energizado por um painel solar, que alimenta um conjunto de baterias que podem sustentar o sistema por ate três dias em caso de mal funcionamento dos painéis solares.

Benefícios alcançados

Inicialmente o sistema de medição de qualidade de água funciona interruptamente, sem mais oscilações na rede elétrica ou mesmo quedas de energia. Alem de alguns benefícios listados a seguir:

  1. Facilidade no acesso aos dados;
  2. Confiabilidade das mediçoes;
  3. Economia de com manutenções;
  4. Economia de energia;
  5. Economia com viagens e,
  6. Integração com sistemas de informação da sede.

Conclusão

Este projeto é altamente escalável e pode ser utilizado em situações semelhante. Agregando simplicidade e uma duzia de habilidades técnicas, das quais cabe destacar algumas:

  • Simulações de incidência solar;
  • Analise de sombreamento;
  • Verificação de radiação solar;
  • Desenvolvimento de software para Controlador lógico programável;
  • Desenvolvimento de software SCADA;
  • Instalação de infraestruturas, e
  • Instalação de painel solares, controladores de carga e bateria;

A NOVA Tecnologia alem de desenvolver soluções padrões para a o gerenciamento de recursos hídricos, vem também desenvolvendo sistemas analíticos de telemetria, Internet das Coisas e sistemas de virtualização de soluções SCADA. Confira outros projetos da nova Tecnologia e entre em contato.