Integração do sistema SCADA aos inversores de frequência de média tensão do Eixão das Águas

A Companhia de gerenciamento e recursos hídricos do Ceara – COGERH controla o bombeamento do reservatório do Castanhão para a região metropolitana do estado. E com os entraves da seca se faz necessário a ampliação da potencia dos sistemas de bombeamento. Foi necessário entao realizar a Integração do sistema SCADA aos inversores de frequência de média tensão do Eixão das Águas. Este projeto foi motivado pela substituição de quatro inversores de frequência da estação por novos inversores de frequência, modelo ATV1200 da fabricante Schneider.

Concomitantemente a necessidade de se aumentar a capacidade de bombeamento da estação do Castanhão surge a necessidade de realizar o controle dos inversores de media tensão que foram instalados na estação de bombeamento em Jaguaribara.

Dentro deste cenário apresentado a Nova Tecnologia em conjunto com a COGERH, Athos Service e Schneider Electric elaboraram um projeto para que o sistema de automação do bombeamento do Castanhão pudesse ser ampliado e controlado, mediante a ampliação do já existente sistema de automação da Eb-Castanhão.

 

Figura 01: Diagrama de rede

Materiais e Métodos

Foi realizado um trabalho em conjunto as outras empresas citadas, entre atividades de instalação, fornecimento de equipamentos e configuração de hardware e Software, destacaremos aqui a participação da NOVA Tecnologia no projeto que foi a Integração do sistema SCADA aos inversores de frequência de média tensão do Eixão das Águas.

A solução proposta era atualizar o software SCADA presente no local bem como reprogramar rotinas de visualização e operação do sistema. Foi então desenvolvido:

  1. Tela Inicial de Bombas;
  2. Objeto do tipo XControl para modelo inversor;
  3. Tela do inversor da Bomba 01;
  4. Tela do inversor da Bomba 02;
  5. Tela do inversor da Bomba 03;
  6. Tela do inversor da Bomba 04;
  7. Tela do inversor da Bomba 05;
  8. Tela de geração de relatórios
  9. Tela de análise de alarmes;
  10. Tela de gráficos e consultas;
  11. Aliterações nos sistemas de navegação entre telas;
  12. Configuração dos drivers de comunicação, e
  13. Configuração dos tags de comunicação.
Figura 02: Tela de supervisão

Benefícios alcançados

O principal benefício foi um novo software de supervisão do sistema de automação do Eixão das Águas Trecho-I, um aplicativo supervisório que tem como a principal função a supervisão e o controle do canal aberto Eixão das águas. O software foi construído utilizando-se a plataforma elipse E3 da fornecedora Elise Software e é responsável por 25 estacoes de automação remota responsáveis pelo monitoramento e controle de vários pontos estratégicos do canal. Os dados são coletados das estações remotamente localizadas e se comunicam por uma rede de rádios. Os dados são armazenados em um banco de dados relacional e fica armazenado na estação bombeamento intitulada UTR01.

Figura 03: Arquitetura

Conclusão

Além do controle e supervisão dos inversores da Schneider foi também abordado como se dará o funcionamento dos sistemas de monitoramento da subestação da EB Castanhão, esta última passou por remodelagem visual do seu sinóptico.
O aplicativo de supervisão ainda registra os dados das bombas e dos próprios inversores, e permite que o operador realize consultas e extração dos dados do processo de bombeamento. O sistema realiza também a leitura automática de dados como tensão, corrente, temperatura, frequência, vibração entre outros; e depois armazena em um banco de dados relacionais presentes no próprio servidor do aplicativo.

A NOVA Tecnologia alem de desenvolver soluções padrões para a o gerenciamento de recursos hídricos, vem também desenvolvendo sistemas analíticos de telemetria, Internet das Coisas e sistemas de virtualização de soluções SCADA. Confira outros projetos da nova Tecnologia e entre em contato.