A NOVA tecnologia desenvolveu um sistema de supervisão e controle de DataBus de modelo de VLT (Veiculo Leve sobre trilhos) em parceria com a empresa Bom Sinal. Este projeto representa a evolução de antigos modelos e representa uma aperfeiçoamento de requisitos que nos últimos anos vem se tornando fundamentais para a industria metroferroviária. Necessidade de uma maior robustez e confiabilidade dos equipamentos se tornaram requisitos fundamentais para o desenvolvimento deste projeto e assim buscamos alcançar uma maior segurança dos passageiros e cargas, além do incremento no tempo de operação do VLT.
VLT – Veiculo Leve Sobre Trilhos
O projeto desenvolvido tinha por objetivo o desenvolvimento e programação do controlador denominado DataBus do VLT que funciona como computador de bordo do VLT, controla e supervisiona o VLT composto por 3 carros, sendo 2 carros motores e 1 carro reboque utilizando componentes de hardware da fabricante IFM (controladores e IHMs) para supervisão de sistema de tração/motor, supervisão sistema de freio, supervisão de portas, supervisão de GMGs (grupo motor gerador), supervisão do sistema de ar condicionado e descritivo/arquivo de falhas apuradas. Software para indicação de nível de combustível , que faz parte dos sistemas: de tração (carro motor 1 e carro motor 2) e dos grupos geradores 1 e 2. (já utilizados no software atual da Phoenix)
IHM – Um Sistema para Maquinas Moveis
O computador de bordo foi projetado utilizando um display de monitoramento para uso em máquinas móveis da fabricante IFM modelo CR1201. Esta IHM pode se comunicar utilizando protocolo CAN e ethernet e se comunica com vários outros equipamentos por email da rede CAN. Entre eles o sistema de ar-condicionado, cujo o sistema de controle e comunicação CAN, também desenvolvido pela NOVA Tecnologia que você pode verificar aqui.
Características da IHM modelo CR1201:
- Monitor Colorido de 12″;
- Touch screen
- 13 teclas de função iluminadas livremente programáveis
- Interruptor de balancim com botão;
- Entrada de vídeo analógica;
- 1 Entrada / 1 Saída;
- Clock de tempo real (RTC);
- Sinalizador;
- Programação conforme IEC 61131-3;
- 10…32 V DC
Acima é apresentado algumas imagens do computador de bordo desenvolvido pela NOVA Tecnologia. Abaixo segue link com as especificações do fabricante do equipamento.
https://www.ifm.com/ifmbr/web/news/PG_080_040.html
CAN – Confiável e Segura
As redes CAN (Controller Area Network) são altamente utilizada na industria automobilística e na industria devido a extrema robustez e confiabilidade. A rede CAN foi criada e lançada para conectar componentes de controle de veículos, devido a isso foi a rede escolhida para este projeto. Segue algumas vantagens do uso da mesma.
- Alta confiabilidade;
- Detecção de erros;
- Sinalização de erros;
- robustez;
- Prioridade de mensagens;
- Prioridade de mensagens;
- Garantia de latência de dados;
- Multimestre;
- Padronização do modelo OSI;
- Alcance de até 1 km;
Resultado
O resultado do projeto foi um um sistema DataBus que possui integração com sistemas de terceiros utilizando protocolo CAN-OPEN e CAN-J1939. O Computador de bordo conta ainda com a possibilidade de se adaptar de dinamicamente a vários tipos de composições diferentes de VLT.
Apos o desenvolvimento dos firmware e software do DataBus e do Computador de bordo A NOVA Tecnologia realizou o Comissionamento e Startup do VLT na fabrica da Bom Sinal em Barbalha-CE.
A Figura 04 mostra o Painel em comissionamento com suas varias IHM de controle e supervisão. Enquanto a Figura 05 mostra o resultado do sistema em funcionamento sendo visualizado pela computador principal.
A NOVA Tecnologia também desenvolveu outros sistemas de automação de maquinas moveis, você pode conferi-los Aqui e Aqui.