Automação de Peletizado da Samaria Rações

A NOVA Tecnologia é especialista em desenvolvimentos de sistemas de automação para fabricas de rações. Tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto desta vez com a empresa Samaria Rações uma empresa de Maracanaú-CE, focada em desenvolver, produzir e comercializar soluções em Nutrição Animal para camarões, peixes, equinos e frangos.

Neste projeto a NOVA Tecnologia executou a segmentação e ampliação da Automação da Linha 03 de Peletizado da Empresa Samaria Rações. A linha antiga de peletizado da empresa compartilhavam o mesmo pós-condicionador e o resfriador acarretando que era impossível produzir utilizando a peletizadora da linha 02 concomitantemente com a peletizadora da linha 03. No intuito de permitir que a produção pudesse ser realizada por ambas as peletizadoras ao mesmo tempo foi criado uma nova linha com novos equipamentos.

A execução do projeto demorou um total de cinco semanas, onde o projeto foi totalmente executado dentro da fábrica do cliente. Após a finalização do projeto a produção da fábrica que antes estava limitada devido a detalhes construtivos agora produz o dobro do que era possível e de forma totalmente autônoma.

Materiais e métodos

Tecnologias utilizadas

  • Redes IO-Link;
  • Sensores IO-Link;
  • Balanças com comunicação Ethernet/IP
  • CLP Rockwell 1769-L33ERM Compactlogix 5370
  • Sistema de Supervisão Elipse e3 V6.0
  • IHM Panel View Plus 6 1000

Serviços executados

  • Configuração da rede de sensores
  • Programação do controlador
  • Programação do Sistema de supervisão
  • Programação da IHM
  • Comissionamento
  • Startup

Benefícios alcançados

Aumento da produção

Com a separação das linhas produtivas, o sistema da fábrica de peletizado animal passa a produzir até 32 Toneladas por hora, o dobro do que produzia anteriormente, aumentando a performance em 100%. Foi acrescentando ainda um controle de engorduramento da ração mais preciso que o anterior possibilitando um controle da quantidade de óleo a ser utilizado na ração, com relatório de uso de óleo por ordem de produção e total.  

Diagnostico de variáveis do processo

Com a utilização de dispositivos IO-Link no processo, é possível apenas não apenas identificarmos os valores de produção. Mas também informações quanto a qualidade do sinal, índices de tensão e corrente, temperatura dos dispositivos, entre várias informações que os sensores, da fabricante IFM, nos disponibiliza.

Dentre as informações mais utilizadas, além das informações de processo, temos aquelas que nos ajudam a identificar diretamente defeitos nos sensores, curtos circuitos nas portas de alimentação, falhas de comunicação com os dispositivos remotos com o CLP, etc.

Controle de etapas especificas de produção

Foi implementado controle específicos para diversos tipos de formas produção na fabrica. O sistema automaticamente troca a forma de como podemos produzir ração dependendo do tipo e da escolha dos operadores em chão de fabrica.

Na produção volumétrica, calibramos a produção para que a mesma seja puxada pelo alimentador a montante do engorduramento. Assim que escolhido este modulo o sistema de automação para a funcionar totalmente baseado em dispositivos específicos para este modo de produção.

Já na produção por pesagem, a calibração do sistema é realizada com base na balança eletrônica Ethernet/IP presentes no sistema. Da mesma forma que no modo acima, este modo de produção quando selecionado faz com que o sistema de automação passe a trabalhar de outra forma calibrando e controlando dispositivos específicos para este modo de produção.

Umas das etapas finais do processo de produção de ração da planta é o Controle do Engorduramento, este foi para ser supervisionado tanto pelo sistema de supervisão quanto pela IHM local. Este controle possui um controlador PID atuando diretamente na frequência de uma bomba de óleo, o controlador é retroalimentado pelos dados de um sensor de vazão de óleo coriollis.

Assim como o controle do engorduramento, o Controle de Cozimento da Ração é também realizado por um controlador PID, este monitorado exclusivamente pelo sistema de supervisão. O Controle PID atua diretamente na abertura de uma válvula proporcional de vapor e é retroalimentado por um sensor de temperatura que fica dentro do cozinhador da ração, dessa forma é garantida que a ração irá sempre ser cozinhada na temperatura certa.

 

Rede inteligente e aumento da disponibilidade de maquinas

Ainda um benefício da tecnologia IO-Link, contamos agora com informações da rede e dos sensores. Porem além disso a sistema permite a autoconfiguração dos sensores, dessa forma no momento da troca de um sensor defeituoso não é necessário recalibrar ou reprogramação de qualquer equipamento IO-Link o mesmo é reconfigurado pelo IO-LinkMaster e já entra em funcionamento instantaneamente reduzindo o tempo de parada de máquina e horas com manutenção.

Conclusão

Com a finalização do projeto a Empresa Samaria Rações possui um sistema de produção de ração peletizado com capacidade de 16 T/h totalmente automático dotada de varias interfaces de produção, de alta performance, inteligente e desenvolvida para um maior tempo possível de disponibilidade.  

A NOVA Tecnologia além de desenvolver soluções de automação para fabricas de rações, vem também desenvolvendo sistemas analíticos de telemetria, Internet das Coisas e sistemas de virtualização de soluções SCADA. Confira outros projetos da nova Tecnologia e entre em contato.

Agradecimentos

Paulo [linkedin] : Responsável pelo projeto

Vinicius [linkedin]: Eletricista principal, pelo apoio na parte técnica