Manutenção em Tempo Real

Buscando garantir uma maior disponibilidade, segurança e durabilidade dos ativos da empresa, gestores de manutenção vem cada vez mais utilizando das mais variadas técnicas.

Existem, no entanto, diferentes tipos de manutenção, e cada um deles apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas pelo gestor.

Quando a gestão da manutenção é bem conduzida, a empresa consegue elevar significativamente a eficiência das suas operações. Entre as principais vantagens, encontramos:

  • maior segurança no trabalho, uma vez que as intervenções podem ser feitas antes que as falhas ocorram, reduzindo o risco de acidentes;
  • melhor eficiência operacional nas máquinas, pois é possível alcançar um melhor desempenho por funcionar em condições ideais;
  • maior vida útil dos equipamentos por adotar práticas de manutenção que dão atenção a cada componente dos ativos;
  • mais motivação na equipe, porque os colaboradores operam com base em análises e soluções de problemas do dia a dia, o que traz maior satisfação no trabalho.
grafico RTM

O Que é a Manutenção em Tempo Real​?

Um dos métodos mais utilizados dentro da manutenção preditiva.

O controle por sensoriamento é realizado a partir de sensores acoplados, com resposta instantânea em tempo real, que pode ser realizado nas áreas mais remotas e afastadas, além de mitigar o acesso sob condições perigosas.

Praticamente todas as variáveis físicas de processo podem ser monitoradas por algum tipo de sensor , e os dados obtidos podem ser cruzados entre si , para além daquilo que é tangível ao ser humano , trazer informações preciosas para tomada de decisão , tanto no âmbito de produção , quanto de manutenção.

Imagine uma situação onde a linha de equipamentos de uma indústria para e você quer saber o que originou a falha. Sem controle sobre os dados comportamentais do equipamento fica difícil saber onde e como o problema se iniciou. Em caso de quebra de uma peça acaba-se optando pela troca simples do componente danificado, sem atuar na causa raiz. O sensoriamento físico é uma alternativa para monitorar, em tempo real, o funcionamento de todo ciclo fabril, podendo optar pela intervenção antes da parada inesperada, reduzindo prejuízos de produção e garantindo a performance máxima do processo, além de fornecer parâmetros para correta análise de falha, de forma a eliminar a causa raiz e extender a solução para máquinas similares.

Existem vários tipos de analises que auxiliam a manutenção preditiva, dentre elas as principais são:

  • Análise de temperatura;
  • Análise da qualidade do óleo (umidade, partículas, viscosidade, etc..);
  • Monitoramento do ar comprimido;
  • Umidade ambiente;
  • Pressão hidráulica e pneumática;
  • Controle da lubrificação dos sistemas;
  • Analise da pressão entre filtros;
  • Análise de posição e folgas de componentes;
  • Análise de vibração.
Engrenagens danificadas

Conclusão

Boas análises trabalham com base de informações (e aqui falamos especialmente de sensores), históricos e valores de referências para entendermos o comportamento da máquina. A NOVA Tecnologia realiza o serviço de desenvolvimento de projetos de Automação e monitoramento de ativos com a utilização dos mais diversos tipos de sensores. Construa na sua empresa uma gestão de manutenção inteligente e em tempo real.