Sistema de Utilidades do BRT da Av. Agunambi

Introdução

A NOVA Tecnologia desenvolve seu primeiro projeto de infraestrutura urbana, junto a outras empresas e órgãos públicos construiu e instalou os sistemas de automação, circuito fechado de TV, infraestrutura de Wi-Fi publica, sonorização das estações e de vinculação de mídia das estações do BRT da Av. Aguanambi em Fortaleza no Ceará.  O novo equipamento possui quatro faixas, serviços de drenagem, ampliação do canal, seis estações de ônibus, além de obras de urbanização. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passa a operar 25 linhas , beneficiando cerca de 82 mil passageiros. 50% do tempo de viagem dos coletivos.

Foram escopo da NOVA Tecnologia a implantação dos seguintes sistemas: 

  • Sistema de supervisão e controle;
  • Sistema de circuito fechado de TV;
  • Sistema de sonorização;
  • Sistema de vinculação de mídias digitais;
  • Sistema de internet publica, e
  • Centro de Controle Operacional,

Fornecimento

Segue abaixo a lista do escopo de fornecimento e dos serviços executados pela NOVA Tecnologia para a implantação da obra. Logo abaixo há uma sucinta descrição dos sistemas implantados.

Produtos

  • Software e Hardware necessário para o sistema de automação, incluindo quadros controladores, sensores, atuadores, software de supervisão;
  • Software e Hardware necessário para o sistema de CFTV, incluindo câmeras, servidores, Switches e etc;
  • Hardware necessário para o sistema de Som;
  • Hardware necessário para o sistema de Mídias;
  • Hardware necessário para o sistema de Wi-Fi;
  • Infraestrutura de instalação elétrica e logica;

Serviços

  • Projetos logico e executivo de todos sistemas;
  • Testes de simulação de fabrica dos quadros, etc;
  • Revisão das interfaces com o cliente final, principalmente fibra ótica;
  • Complementação necessária as instalações para adaptação do seu sistema;
  • Acompanhamento de obras civis necessárias;
  • Instalação do sistema;
  • Testes, ajustes e calibração em campo;
  • Supervisão e partida assistida;
  • Treinamento em operação e manutenção do sistema;
  • Fornecimento de ferramenta, equipamentos de testes e sobressalentes;
  • Manuais de configuração, operação e manutenção;
  • Desenho as-built, pós operação assistida.

 

 

Sistema de Supervisão e controle

O sistema de automação será desenvolvido visando a diminuição de custos de produção, precisão das operações, segurança operacional, entre outros. Em cada estação será instalado um quadro de automação que compõem este sistema, estes quadros funcionam com a tensão da concessionária (220Vca 60Hz) e possuem um sistema de proteção contra surtos elétricos, como disjuntores, protetores de surto e etc. O sistema possui uma proteção contra falta de energia, garantindo que as estações funcionam mesmo em caso de falta de energia, esta proteção é composta por Nobreaks e baterias. Serão utilizados controladores (CLP’s) do tipo industrial, com capacidade de expansão de hardware e software e interfaces de comunicação ethernet. Este equipamento junto a outros acessórios presente no quadro será o responsável por obter informações locais e controlar o acionamento da iluminação e de outros equipamentos, presentes na estação.

 

Esquemático do quadro de automação

 

Sistema Circuito Fechado de TV – CFTV

Foram instaladas câmeras externas e internas a estação será do tipo IP com alimentação PoE, iluminação noturna com infravermelho, alcance de 30 metros e FULL HD. As estações menores contarão com três câmeras externas e duas internas enquanto que as estações maiores poderão contar com até cinco externas e quatro internas. Cada estação do BRT possui câmeras do tipo IP instaladas monitorando a entrada dos usuários da estação. As estações terão câmeras instaladas nas entradas da estação e nas chegadas dos ônibus. 
Estas câmeras serão interligadas ao switch da estação por meio de cabos de rede UTP e já possuem sistema de alimentação do tipo PoE não sendo necessário cabeamento de força. Todas as câmeras possuem no mínimo 3 megapixels de resolução e visão noturna. O software de monitoramento e gravação foi integrado ao sistema legado do cliente final. O software permitirá a gravação por vários modos de programação, criação de mosaicos de visualização e pesquisa de imagens monitoradas.

Equipamentos de rede

Sistema de Sonorização

O sistema de sonorização é composto por um Thin-Client (Mini PC), amplificador e sonofletores; nas estações menores foram instalados 4 sonofletores e nas duas estações maiores serão instalados até 10. O controle sonoro das estacoes serão realizados pelo centro de controle de operações por meio de um software de acesso remoto, este software não faz parte do escopo deste projeto.  Os sonofletores foram instalados utilizando cabeamento paralelo para sistema de sonorização, estes devem estar ligados a um amplificador. Este amplificador é interligado ao Thin-Client (Mini PC) que possui um software do tipo player de áudio que é controlado remotamente pela rede. Este mini PC é interligado ao switch da estacao por meio de cabo UTP.

Sistema de vinculação de mídias digitais

O sistema de vinculação de mídias informa aos usuários do transporte coletivo quaisquer tipo de informação por meio de sistema composto por um Thin-Client (Mini PC), e um conjunto de dois monitores profissionais do tipo LED interligados ao Mini-PC. Os monitores serão instalados dentro de um invólucro antivandalismo feito de fibra e película anti-impacto. O software utilizado para a transmissão das informações e a mídia disponibilizada por esse meio não são parte do escopo deste projeto.

Mídias digitais

Sistema de internet publica

Existem, nas estações, rádios de pontos de acesso a rede sem fio, o gerenciamento do ponto de acesso e a internet distribuída nestes pontos de acesso não fazem parte do escopo deste projeto. Será instalado nas estações menores um ponto de acesso e nas estações maiores serão instalados dois pontos de acesso.

Rack da estação

Centro de Controle

No centro de controle de operações funciona um software de supervisão, controle e aquisição de dados. Este software foi desenvolvido de forma que o usuário final do sistema possa verificar o estado das estações, o estado da iluminação da estação, presença de energia nas estações, sinais de aberturas do quadro, entre outros que podem ser monitorados pelo software. É por meio do software que o operador poderá também programar o horário de funcionamento e acionamento da iluminação e energia dos equipamentos. O software possui também uma base de dados histórica que armazenará dados e alarmes gerados em cada estação como falta de energia, eventos de operação entre outros. Todos esses eventos e alarmes poderão ser extraídos em formato de relatório (PDF ou planilha eletrônica) ou mesmo integrados em outros sistemas da contratante.

Foi fornecido e instalado no centro de controle de operações um sistema de gerenciamento de imagens que contempla servidores do tipo rack, nobreaks, software de gerenciamento e armazenamento de imagens e vídeo wall de quatro monitores de 46 polegadas. O software de gerenciamento de imagens é totalmente compatível com o atual sistema legado e é composto pelo sistema principal e/ou pelo pack de câmeras adicionais.